Algumas pessoas possuem uma crença de que emails são uma forma de comunicação ultrapassada. Na verdade, a troca de e-mails corporativos representa uma vulnerabilidade significativa. Nos últimos anos, o volume de comunicação corporativa por e-mail aumentou consideravelmente, assim como os ataques de phishing que acabaram acontecendo através deles.
O trabalho remoto intensificou as vulnerabilidades exploradas pelos hackers, com o e-mail sendo o ponto focal de suas estratégias. Este canal sempre foi uma das principais portas de entrada para invasões hacker, e mesmo com ataques sempre acontecendo em grandes empresas ao redor do mundo, muitos funcionários ainda não têm o treinamento adequado para lidar com as ameaças que chegam nas suas caixas de entradas todos os dias.
A IBM fez um estudo recente que revela dados sobre os ataques de phishing e destacam a necessidade de medidas de segurança mais robustas para proteger as comunicações corporativas. Vamos entender um pouco mais sobre esse estudo e como conseguimos nos proteger através da ajuda dos certificados digitais.
O que diz o estudo?
O estudo realizado, chamado IBM Security X-Force Threat Intelligence Index 2023 aponta que o phishing por e-mail aumentou drasticamente nos últimos anos. Invasores têm utilizado contas comprometidas para interagir com outros funcionários, fingindo ser o dono daquela conta de email. Segundo o X-Force, a taxa mundial desse tipo de ataque aumentou 100%. Na América Latina, o phishing por e-mail representou 11% de todos os ataques ocorridos no período.
Cada troca de e-mail pode representar uma oportunidade para grupos hackers explorarem. Nesse cenário, as empresas precisam urgentemente de soluções que as protejam de ações maliciosas, que procuram monitorar e-mails trocados internamente e com fornecedores, consultorias, instituições financeiras e outras entidades para realizarem venda de informações estratégicas e obtenção de acessos privilegiados.
Nos anos 90, costumava-se dizer que o e-mail era como um cartão postal escrito a lápis, podendo ser lido e alterado para fins escusos. Esta analogia é mais válida do que nunca, já que e-mails enganosos, supostamente enviados por membros da organização, podem causar sérios prejuízos, especialmente quando parecem vir de alguém em uma posição hierárquica superior.
Com o aumento das vulnerabilidades dos e-mails, que frequentemente resultam em ataques de ransomware, as empresas estão buscando soluções para mitigar esses riscos. Agora, vamos entender como os certificados digitais podem fornecer a segurança necessária para proteger as comunicações corporativas de forma que o phishing deixe de ser um problema tão frequente nas empresas mundiais.
Como os certificados digitais podem ajudar?
A maneira de que você consegue melhorar a sua cibersegurança utilizando certificados digitais é através dos certificados S/MIME, que resolve três fontes de vulnerabilidade: identificação do remetente, integridade da mensagem e eliminação do golpe do spear phishing.
Com interoperabilidade de 99,99% dos navegadores e softwares de mercado, é escalável e com custo acessível, de forma que pode se adaptar ao seu negócio independentemente do tamanho da sua empresa.
Como ele funciona? Basicamente, é um certificado x.509 para criptografia e assinatura de e-mails e que possui os seguintes recursos:
- Chaves de criptografía de 2048 / 4096 bits – Algoritmo SHA-256 (SHA2)
- Opção de Algoritmo de Assinatura RSA ou ECC
- Reemissão gratuita (incluindo em diferentes algoritmos)
- Licença ilimitada para servidores
- Compatibilidade universal com browsers e dispositivos móveis
- Certificados mais rápidos do mercado, até 6x mais rápidos que os competidores
- Política de Garantia contra emissão indevida
- Selo de Segurança Dinâmico.
Como a Trustcert pode ajudar?
Ao adquirir os certificados digitais S/MIME com a Trustcert, além das licenças de certificados de assinatura de e-mail, sua empresa também terá acesso a um centro exclusivo de controle e administração das licenças, que ajuda na validação da identidade dos titulares, emite os certificados e auxilia na gestão de todo o ciclo de vida dos certificados digitais.
Dessa forma, o certificado digital adiciona uma camada extra de autenticação que verifica o remetente de uma mensagem e evita a falsificação. Cada um dos emails possuirá um assinatura e criptografia única, onde é possível confirmar a identidade do remetente e garantir a integridade de mensagens com conteúdo sensível. Quando há uma mínima alteração nos dados enviados, o valor de hash será diferente, funcionando como indicador instantâneo se algo estiver errado.
Para saber mais sobre outros tipos de certificados digitais ou como utilizar o S/MIME de forma correta e eficaz dentro da sua organização, entre em contato conosco! A Trustcert possui profissionais especializados que conseguem te explicar e ajudar em todo o processo de validação e acompanhamento desses certificados para que a sua segurança esteja sempre funcionando da melhor forma possível. Comunique-se sem medo e proteja seus dados sensíveis com nossos certificados digitais hoje mesmo.