Tire todas as suas dúvidas sobre certificados digitais na FEBRABAN TECH

A FEBRABAN TECH, um dos eventos mais aguardados do calendário tecnológico brasileiro, promete transformar São Paulo no epicentro da inovação financeira entre os dias 25 e 27 de junho de 2024. Realizado pela Federação Brasileira de Bancos (de onde vem o nome FEBRABAN), este encontro é uma oportunidade para conferir as últimas tendências e avanços em tecnologia financeira, reunindo as principais mentes e empresas do setor para discutir e moldar o futuro dos serviços bancários e financeiros no Brasil.

Este ano, o evento conta uma programação repleta de palestras, painéis de discussão e exposições, destacando temas como inteligência artificial, blockchain, cibersegurança e  transformação digital. E a novidade é que este ano a Trustcert estará lá! Juntamente com a e-Safer, nossos profissionais farão parte do evento e estarão à disposição para conversar sobre os certificados digitais e as soluções para transformar a sua segurança digital e fornecer autenticidade para as transações eletrônicas.

Os certificados digitais e o mundo financeiro

E qual a relação dos certificados digitais com o mundo financeiro? Quando isso começou? Os certificados desempenham um papel crucial no ecossistema das empresas, oferecendo uma camada indispensável de segurança e confiabilidade em um ambiente onde a integridade das transações e a proteção dos dados são cruciais. Em um cenário onde a fraude eletrônica aumenta a cada dia devido às novas tecnologias, garantir que as partes envolvidas em uma transação são realmente quem dizem ser é vital, e por isso, os certificados se utilizam da criptografia para fornecer um nível de verificação que impede o acesso não autorizado e as tentativas de phishing.

Além da autenticação, os certificados também garantem que os dados transmitidos entre as partes não foram alterados durante o trânsito. Imagine que você fez uma transação financeira e, no meio do caminho, o valor transferido é muito mais alto. Uma grande dor de cabeça, não é? Por isso, a criptografia utilizada nos certificados digitais cria uma assinatura digital que ateste a imutabilidade dos dados, garantindo que a informação recebida será exatamente a mesma que foi enviada.

E não podemos deixar de fora o aspecto que a maioria das pessoas pensam quando falamos de segurança de dados – que é a proteção das informações sensíveis como detalhes bancários e dados pessoais. Com os certificados, somente as partes autorizadas pela empresa serão capazes de ler e transmitir essas informações, garantindo que sua vida não seja espalhada por toda a internet. 

Por último, mas não menos importante, outro aspecto que os certificados digitais ajudam as empresas é quando falamos de regulamentações e conformidade. A indústria financeira possui muitos órgãos regulatórios, e eles são necessários para garantir que as empresas estejam atendendo a certos requisitos, fornecendo evidências de segurança e autenticação em vigor. Isso é particularmente relevante em um contexto onde as regulamentações de proteção de dados, como o GDPR na Europa ou a LGPD no Brasil, impõem requisitos estritos sobre como os dados devem ser protegidos e gerenciados.

Certificados Open Finance – Como funcionam?

No mundo dos certificados digitais, é fácil ficar confuso na hora de entender qual é a melhor opção para cada empresa e cada site diferente. No caso da indústria financeira, os certificados mais conhecidos são os Certificados Open Finance, o PIX, e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Vamos entender como cada um desses certificados funciona e sua importância.

  • Open Finance: Essa é uma iniciativa que amplia o conceito de Open Banking, permitindo que dados financeiros de diversas instituições sejam compartilhados, com o consentimento do cliente, para promover uma maior competição e inovação no setor. Os certificados digitais em Open Finance são usados para autenticar entidades autorizadas para acessar e compartilhar dados financeiros dos clientes, conferir uma assinatura digital que garante sua integridade e autenticidade, e a proteção de dados com criptografia.
  • PIX: O tão famoso e utilizado PIX é um sistema de pagamentos instantâneos, exclusivo do Brasil, que permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os certificados digitais no contexto do PIX são usados para segurança, prevenindo fraudes e acessos não autorizados, assinatura digital para que a transação seja autêntica, e  autenticação das instituições financeiras autorizadas, protegendo o ecossistema contra instituições fraudulentas.
  • SPB: Por fim, o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é um conjunto de sistemas e procedimentos que suportam a movimentação de fundos entre instituições financeiras e entre estas e seus clientes. Os certificados digitais no SPB são cruciais para a validação das transações com a utilização de assinaturas digitais, confidencialidade dos dados contra acessos não autorizados, utilizando criptografia para garantir que somente as partes envolvidas possam acessar as informações, e conformidade com as normas e regulamentos do Banco Central do Brasil e outras entidades reguladoras, fornecendo evidências de segurança e autenticação adequadas.

Em um setor onde a confiança é a base de todas as operações, a capacidade de garantir a segurança e a integridade ajuda a construir a reputação da sua empresa e manter a confiança entre as instituições financeiras e seus clientes. Dessa forma, é possível expandir os serviços digitais e inovar com mais segurança, sabendo que suas bases de segurança estão firmemente estabelecidas. Confie na Trustcert para cuidar dos seus certificados digitais e ter certeza que a sua segurança está nas mãos de profissionais especializados no assunto. 

Confira nosso site para mais detalhes e entre em contato com nossa equipe! Esperamos você em nosso stand da FEBRABAN TECH 2024!

CATEGORIAS
ARTIGOS RECENTES

Inscreva-se

Receba nossas novidades em seu email.
[mc4wp_form id=4946]
× Estamos online!