A arquitetura Zero Trust não é mais uma abordagem nova. Desafiando o antigo conceito de que tudo dentro de uma rede é confiável, essa postura mudou a forma com que as equipes de segurança priorizam os acessos dentro da infraestrutura de uma empresa. Dentro desse contexto, os protocolos de segurança, como o Transport Layer Security (TLS) ou o Secure Sockets Layer (SSL) desempenham um papel crucial ao garantir a confidencialidade, integridade e autenticidade das comunicações digitais.
Ao aplicar o TLS/SSL em um ambiente de Zero Trust, todas as comunicações são criptografadas de ponta a ponta, reduzindo significativamente o risco de interceptação ou manipulação por atores mal-intencionados. Vamos entender melhor como os certificados SSL se relacionam com uma arquitetura ZTNA, examinando suas funcionalidades, desafios e benefícios em proporcionar uma segurança robusta e adaptável em um cenário de ameaças em constante evolução.
Como funciona a arquitetura ZTNA?
De acordo com o NIST, National Institute of Standards and Technology, uma agência reguladora americana, a comunicação deve ser feita da maneira mais segura disponível, utilizando autenticação de todas as conexões e criptografia do tráfego. Para que isso seja possível, a utilização do Zero Trust move as defesas de perímetros estáticos baseados em rede para se concentrar em 5 pilares: identidade, dispositivo, rede, carga de trabalho do aplicativo e dados.
Dessa forma, assume-se a ideia de desconfiança – o acesso é concedido somente aos usuários essenciais para evitar que alguma vulnerabilidade consiga se infiltrar em dados e informações cruciais.
Agora, quando falamos sobre uma Arquitetura de Zero Trust (ZTNA), estamos explorando os princípios de Zero Trust para planejar a infraestrutura e os fluxos de comunicação industrial e corporativo. Assim, nenhum dispositivo ou usuário se torna confiável por padrão, independentemente do local e do tipo de dispositivo. Uma ótima opção para as empresas que atuam de forma híbrida ou totalmente remota, já que os dispositivos serão acessados de diferentes localizações e, muitas vezes, de redes não confiáveis.
Com o ZTNA, você consegue limitar não somente o acesso, mas segmentos de rede específicos. Para que isso seja possível, você vai precisar de uma equipe preparada para esse tipo de tarefa, o que pode acabar sendo mais complicado do que o normal. E como solucionar esse desafio?
Os certificados digitais podem ajudar nessa tarefa
Garantir que todos os usuários e dispositivos estejam de acordo com a Arquitetura de Zero Trust pode ser uma tarefa complicada para sua equipe de TI que já possui muitos tickets e configurações para executar diariamente. Mudar o foco da sua equipe pode acabar abrindo brechas que as ameaças e vulnerabilidades estão esperando para que possam invadir a sua rede e roubar seus dados.
Para executar essa tarefa de forma eficaz, recomenda-se a utilização de certificados digitais. Novamente de acordo com o NIST, ao publicar seu relatório, a agência destacou a utilização de PKI, ou Public Key Infrastructure, para facilitar o processo da ZTNA.
É ótimo saber que possuímos uma opção confiável de criptografia para trabalhar, mas como utilizar os certificados digitais na ZTNA? Confira as dicas a seguir:
- Ao invés de utilizar senhas, empregue certificados digitais para a autenticação de usuários: a criptografia pode te deixar muito mais seguro!
- Reforce a segurança do sistema de e-mail com certificados S/MIME
- Garanta a integridade dos fluxos de trabalho críticos por meio da assinatura digital de documentos, dessa forma, você garante que os documentos acessados são verdadeiros e que somente as pessoas autorizadas podem acessá-los.
- Simplifique a gestão de certificados TLS/SSL automatizando sua emissão e renovação, deixando a sua equipe livre de preocupações e o seu site protegido 24×7.
- Salvaguarde seus dados com segurança de transporte HTTPS.
- Proteja os servidores internos da organização mediante o uso contínuo de TLS/SSL.
- Estabeleça a política de acesso a objetos em contas de armazenamento, exigindo HTTPS TLS/SSL para garantir a transferência segura e rejeitando solicitações originadas de conexões inseguras.
Confie os certificados a uma equipe especializada
Para que a Arquitetura de Zero Trust funcione de forma maximizada, todo o sistema de cibersegurança deve estar conectado. Com uma equipe especializada em certificados digitais, você pode deixar a instalação, monitoramento e renovação nas mãos de profissionais que trabalham com esse tipo de segurança diariamente, ao invés de gastar tempo e dinheiro treinando a sua equipe para lidar com esses certificados.
Assim, quando a sua empresa aumentar e precisar expandir a segurança, o sistema atual está preparado para essas mudanças, economizando tempo e se adaptando às suas necessidades de forma eficaz. A Trustcert possui anos de experiência em certificados digitais e, como parte da e-Safer, especialista em cibersegurança, consegue criar uma estratégia que irá blindar o seu negócio contra qualquer tipo de ameaça que possa estar rondando seus usuários e dispositivos.
Possui alguma dúvida ou gostaria de saber mais? Entre em contato com nossa equipe e converse com nossos profissionais hoje mesmo, e entenda de que forma conseguimos nos adaptar a sua empresa e sua necessidade. Caso queira conferir todos os tipos diferentes de certificados que você pode utilizar, nosso site está recheado de informações e detalhes para responder todas as suas perguntas.