A segurança na internet é uma preocupação constante, e os protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) desempenham um papel fundamental na proteção dos dados transmitidos pela web. Mas qual a principal diferença entre eles e como escolher a melhor opção para a sua empresa?
Não tema, pois a Trustcert tem a resposta. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre esses dois protocolos, que são frequentemente confundidos devido às suas semelhanças. Dessa forma, você vai conseguir fazer uma escolha assertiva e que vai entender as necessidades da sua empresa.
O que é o protocolo SSL e o TLS?
O protocolo SSL, Secure Sockets Layer, foi o pioneiro na criptografia de dados entre um navegador e um servidor web. Sua principal função era criar uma conexão segura e criptografada, garantindo que informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito, fossem transmitidas de forma segura. Ele foi uma inovação revolucionária na época, mas, ao longo dos anos foram descobertas vulnerabilidades e as ameaças evoluíram, o que levou ao desenvolvimento de uma versão mais segura, o TLS.
O TLS, ou Transport Layer Security, é considerado uma evolução do SSL e introduz melhorias significativas em termos de segurança e criptografia. Embora os dois protocolos tenham a função de autenticar uma conexão ao mover dados na Internet ou quando estão em repouso, a forma como ele estabelece e gerencia essas conexões é mais robusta. O TLS implementa algoritmos de criptografia mais avançados e atualizados, tornando as comunicações na web menos vulneráveis a ameaças cibernéticas. Além disso, ele oferece suporte a versões anteriores, o que permite uma transição gradual para a tecnologia mais recente.
Uma das principais diferenças entre o SSL e o TLS é a terminologia, que ocorreu em decorrência da venda da empresa Netscape pela empresa AOL – América Online, em novembro de 1998, por US$ 4,21 bilhões. Na época, ela era o maior provedor de Internet no mundo. Como decorrência dessa transação, o instituto IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers – como diz seu slogan – “a voz confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo” passou a ser o organismo responsável pela formulação dos requisitos técnicos e pelas atualizações do protocolo SSL.
Quais as diferenças mais notáveis entre eles?
Outra diferença notável entre o SSL e o TLS é o tipo de criptografia que utilizam. O TLS emprega algoritmos mais robustos, como o AES (Advanced Encryption Standard), que é mais seguro e eficiente do que os algoritmos usados pelo SSL. Essa melhoria na criptografia torna mais difícil para os invasores decifrarem as informações transmitidas pela web.
Além disso, o TLS passa por atualizações regulares de segurança, o que significa que ele está mais preparado para enfrentar os desafios de segurança atuais, enquanto o SSL está se tornando obsoleto e menos seguro conforme a tecnologia se atualiza cada vez mais.
Qual é o histórico de atualizações dos protocolos?
Depois que a compra da Netscape aconteceu, várias atualizações ocorreram desde o ano de 1998 até os dias atuais. Vamos acompanhar em detalhes essas mudanças:
- Em 1999 ocorreu a primeira atualização do protocolo sob responsabilidade do IEEE – que corresponderia a versão SSL 4.0 – que a chamou de TLS 1.0.
- SSL 1.0 – Nunca divulgado publicamente devido a questões de segurança.
- SSL 2.0 – Lançado em 1995. Depreciado em 2011. Tiveram problemas de segurança.
- SSL 3.0 – Lançado em 1996. Depreciado em 2015. Tiveram problemas de segurança.
- TLS 1.0 – Lançado em 1999 como uma atualização para o SSL 4.0. Depreciação planejada para 2020.
- TLS 1.1 – Lançado em 2006. Depreciação planejada para 2020.
- TLS 1.2 – Lançado em 2008.
- TLS 1.3 – Lançado em 2018.
Dizem os especialistas do mercado de segurança da informação que a troca de nome deve-se ao fato de que o nome “SSL – Secure Sockets Layer” estava patenteado e essa patente não foi incluída na transferência para o IEEE. Porém, como não temos confirmação sobre esse fato, não sabemos se essa informação é fato ou apenas uma lenda.
Também sabemos que o mercado corporativo utiliza o certificado SSL há muitos anos, mas precisamos sempre ter em mente que a cada dia, temos novos profissionais de segurança da informação iniciando suas atividades, e eles também precisam conhecer o assunto com profundidade para que possam trabalhar com as informações corretas e tomar as decisões corretas. Além deles, outros profissionais envolvidos com a aquisição desses certificados também precisam receber o treinamento correto e ficar atualizados a cada mudança, como o pessoal da área de compras e também os DPOs – Data Protection Officers, que em muitos casos não tem formação no assunto ou até mesmo acabam não acompanhando tão de perto esse assunto.
Quer saber mais?
Você tem mais dúvidas sobre a utilização dos protocolos SSL e TLS? A Trustcert é uma empresa com foco em criptografia para sites, aplicativos e soluções que contribuem para a transformação digital das empresas como assinatura digital, envio seguro de mensagens eletrônicas e monitoramento de rede. Nossa equipe é especialista na instalação, manutenção de protocolos SSL e TLS e possuímos informações atualizadas de acordo com as novidades no mercado de tecnologia e previsões para o futuro.
Entre em contato conosco para conversar com nossa equipe e descobrir como podemos facilitar a aquisição ou manutenção do protocolo SSL da sua empresa, para que você esteja sempre protegido e blindado contra ameaças cibernéticas e vulnerabilidades.